O PODER DA FÉ
"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus"
Rm 10-17

Artigos em PDF

Criamos arquivos em PDF de nossos artigos para que você possa ler, baixar ou compartilhar. Acreditamos que esses artigos poderão ajudar em muito seu crescimento cristão.

Cadastre-se

Informe aqui seu email e receba notificações de novos artigos em nosso site.


Informe o que você procura:

Jejum, Uma Benção!

Sexta-feira, 18 de Agosto de 2006

[Do lat. jejunu, adj. que tomou o lugar do subst. jejuniu.]
S. m.
1. Abstinência ou abstenção total ou parcial de alimentação em determinados dias,
por penitência ou prescrição religiosa ou médica. Dicionário Aurélio

Jejum é uma prática muito comum no meio religioso, todas as religiões existentes, cristãs ou não, usam desta forma de sacrifício para louvar as suas divindades.

Mas o que verdadeiramente é o jejum para os cristãos?
Uma simples abstinência de alimentos!
Não!
Infelizmente muitos têm olhado para o jejum como um fardo difícil de ser carregado e ignorado o verdadeiro sentido desta abstinência. Ficam sem alimentar-se por um período levado pelas circunstâncias (determinação da igreja ou algo semelhante), porém, não conseguem ver a grandeza deste ato de louvor ao Senhor. Infelizmente resumindo: Passam Fome!

Em Isaias 58.6,7 está escrito:
“Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?"

O Senhor está ensinando através de seu profeta, que o jejum deve envolver todo o nosso ser, a vontade é subjugada, a mente volta-se para Ele. São momentos nos quais devemos fechar a porta para a existência e abrir-nos totalmente para o Senhor. Longe de ser algo mecânico, ou encarado como uma obrigação, no entanto deve ser um ato que parte de nosso íntimo um reconhecimento da glória do Pai e do prazer em humilhar-se em sua presença.
Este ensino é dado ao povo escolhido desde os tempos dos reis, como uma prática agradável e que geralmente movia o coração do Senhor. Sua pratica era geralmente em situações difíceis, em que o socorro divino era indispensável.
Veja o exemplo de Davi:
“... Jejuou Davi e, ... passou a noite prostrado...” 2 Sm 12.16

Vejamos alguns textos que nos leva a conhecer diversos momentos em que o jejum foi extremamente necessário.
Jl 1.14, 2.12; 2 Sm 1.12; Lc 5.33-35; Sl 35.13; Dn 6.18; Et 4.16; At 13.3, 14.23 etc

O jejum era uma prática comum entre os grandes servos do Senhor, pois sabiam que era uma forma de reabastecer-se, de renovar as forças para enfrentar as difíceis batalhas que tinham pela frente em seus ministérios e até mesmo na vida cotidiana.
Veja alguns exemplos:
Jesus: Mt 4.2; Moisés: Ex 34.28; Elias: 1 Rs 19.8; Paulo: 2 Co 11.27; Cornélio: At 10.30;
Ana: Lc 2.37; Davi: 2 Sm 12.16; Neemias: Ne 1.4; Ester: Et 4.16; Daniel: Dn 9.3 entre outros.

O jejum também era feito coletivamente, praticado simultaneamente pela nação, numa cidade, pela igreja etc.
Leia os exemplos:
Nação: Israel Jz 20.6, Ed 8.21, Jr 36.9 etc; Cidade: Ninivitas Jn 3.5-8;
Lideres: Apóstolos 2 Co 6.5; Igreja: Primeiros Cristãos At 13.2

Apesar de ser uma prática comum no seio da igreja do Senhor, na Bíblia vemos poucos ensinamentos a respeito de como praticá-lo.
Em Mateus 6.16-18 vemos uma recomendação do Mestre em relação ao jejum:
“Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.”

Infelizmente este precioso ensinamento dado por Cristo pouco tem sido observado nos dias atuais, nos quais vive-se muito a aparência. E passar uma imagem de crente praticante deste sacrifico coloca sobre as costas uma capa de santidade. E o que deveria ser em secreto, torna-se extremamente aparente, à semelhança do Fariseu que se exaltando dizia a todos:
“Jejuo duas vezes por semana...” Lc 18.12

Nestes dias apocalípticos, a simplicidade da palavra já não tem lugar e muitos têm tentado explicar o inexplicável, e neste afã, inventaram diversas normas para a prática do jejum.
E cada Pastor, impõe as suas ovelhas formas predefinidas e até absurdas para sacrificar ao Senhor.
A palavra, porém, aponta para a voluntariedade é um pacto entre a pessoa e Deus; que nasce no coração, com o desejo de agradar ao Mestre. É uma forma de nos humilharmos em sua presença, clamando pela sua misericórdia ou demonstrando a nossa gratidão pelo seu amor.

Estava em Porto Seguro Ba, e por estar com a Bíblia na mão, aproximou-se um jovem crente. Começamos a conversar sobre as coisas espirituais e ele confidenciou-me que estava em jejum e por determinação do pastor, nem mesmo a saliva poderia engolir.
Uma irmã contou-me, que para um verdadeiro jejum, teria que ficar em casa, orando e lendo a Bíblia e não poderia conciliar trabalho e jejum.
E como estes exemplos radicais, há muitos outros.

Ditar normas e formas de sacrificar ao Senhor é colocar fardos pesados sobre as pessoas e muitos são induzidos ao erro.
E isto é andar em sentido contrário, pois Cristo veio tirar os fardos pesados difíceis de serem carregados, no entanto, muitos chamados homens de Deus, fazem questão de colocá-los sobre os ombros das ovelhas.
O que deveria verdadeiramente ser ensinado e cobrado pelos pastores era a condição única de santificar-se, deixando o pecado e de voluntariamente chegar-se diante do Pai e fazer um pacto de sacrifício.

Na prática do Jejum é indispensável:
A) Leitura da Palavra - Meditar nos ensinamentos, vivenciá-los
B) Oração - Jejum sem oração, não é jejum! Deve-se esta em oração constante!
E para orarmos, só precisamos de vontade. Ora-se: andando pelas ruas; dirigindo; em casa;trabalhando; no metrô, trem ou ônibus; enfim em todos os lugares!
Orar é falar com Deus, como ele conhece nossos pensamentos, não há necessidade de sairmos pelas ruas clamando em voz alta. É só você e Deus! Ele te ouvirá.
C) Estar em Espírito - É viver com a mente voltada para os céus, ligado nas coisas espirituais. É uma condição de vida para todos os Servos do Senhor, em tempos de jejum ou não.
“ Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.” Sl 51.17

Quanto à forma de jejuar, esta depende do mover do Espírito Santo ou de sua própria opção, cito alguns exemplos:
a) Ficar por um período sem alimentar-se: 12, 24 ou mais horas.
b) Excluir da alimentação por um período pré-estabelecido algum item.
Exemplo: Carne, refrigerantes, doces, etc
c) Não se alimentar com produtos fermentados.
d) Alimentar-se só com raízes.
e) Alimentar-se apenas com líquidos por um tempo determinado.
f) Faça segundo o teu coração com o objetivo principal de honrar ao Senhor.

No Jejum, temos que afrontar a carne, lutar contra ela, humilhá-la, ir contra nossa própria vontade. Portanto é inconcebível que alguém venha oferecer um sacrifício que não vá doer na carne. Por exemplo:
Querer excluir da alimentação o refrigerante por um período, quando normalmente você bebe esporadicamente.
Certamente será em vão!

Precisa ir contra a carne! Afrontá-la!

“Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o SENHOR não come, e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor. Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos.” Rm 14.6-9

E assim deve ser o nosso viver, tudo quanto façamos, que seja feito no Senhor.

Consulte mais sobre jejum, veja os textos:
1 Rs 21.9; 2 Cr 20.3; Ed 8.21; Sl 35.13, 69.10; Jr 36.6; Dn 6.18, 9.3; Jl 1.14, 2.15;
Jn 3.5; Zc 8.19; Mt 15.32, 17.21; Mc 8.3; Lc 2.37; At 14.23, 27.9; 2 Co 6.5, 11.27

Elias R. de Oliveira

Indique o VIVOS!


Artigos em Ordem Alfabética

A Aparição Gloriosa727A Bíblia e o Espelho744A Bomba Atômica de Deus773A Candeia do Corpo é o Olho760A Ceia do Senhor717A Conspiração da Páscoa734A Esperança do Servo de Deus857A Fé Cristã424A Grande Diferença735A Igreja Não É Israel736A Importância da Doutrina da Trindade752A Inocência Perdida697A Oração Eficaz856A Pérola de Grande Valor691A Questão do Sábado720A Ressurreição Corporal de Jesus e a Doutrina da Reencarnação732A Sincera Dependência de Deus711A Trindade e a Lógica Humana306A Verdadeira Paz719A Volta de Cristo719A Volta de Jesus 780Abra a Boca881Adoração Verdadeira!666Ajuda? Só de Deus745Ânimo Em Meio às Aflições721Anjos711Apelo à Suprema Corte dos Céus678Aquele Que Faz a Vontade de Deus785Arrependimento e Remorso São Duas Coisas Diferentes717As Rezas Portáteis e o Agnus Dei1346Bênçãos Duradouras 745Carnaval - Caminho dos Tolos687Chamando Todos Os Pecadores691Como Detectar Uma Heresia701Como Estudar a Sua Bíblia782Como Nós Conhecemos a Deus?690Compromisso Com Deus908Confirme a Sua Reserva693Conhecimento da Verdade686Crescimento da Igreja e Salvação691Cristão Não Sofre788Cristianismo Apóstata693Cristo No Antigo Testamento718Críticas Ou Calúnias?682De Quem é a Terra Prometida?730Depressão: Como Sair?736Desobediência858Deus Age Na Nossa Fraqueza688Deus Em Tudo e Em Lugar Nenhum713Deus Manda, o Diabo Obedece278Deus Não É Mudo!705Deus, Irrelevante? Acredite, Se Quiser!680Deus, Os Sábios, e Estadistas688Dificuldades685Dízimos813Drogas, Uma Opção?720E Quando Deus Não Atende Nossa Oração?3515Encontrando Um Parceiro Ideal Para o Casamento696Enviados Para Iluminar705Erro Trágico696Eternamente Protegidos!678Eu Creio Em Milagres686Evidências do Novo Nascimento748Feiticeiros Na Igreja?756Filhos: Honra Teu Pai e Tua Mãe721Fui Comprado Por Jesus, e Você?680Guardemos Nossa Boca707Guiados Pelo Espírito Santo706Haja Paciência!702Igrejas Velhas Não Valem Nada700Imundície721Insatisfeito Com Sua Igreja?703Jejum, Uma Benção!712Jerusalém, a Cidade de Deus745Jerusalém, o Centro da Terra750Jesus Cristo Não Era Falho?683Jesus é o Santo Para Todos Os Problemas767Jesus, Nomes e Títulos692Jesus, Reencarnação de Davi?747Jonas, Verdade Ou Utopia?741Lágrimas717Lar Cristão: Marido e Mulher685Lave o Rosto700Loucos Por Dinheiro719Louvando a Deus Na Adversidade695Maldição Hereditária758Maomé X Jesus747Meios de Salvação716Não Zombe do Inferno724No Esconderijo do Altíssimo!679Nós e Os Ramos697Nova Era - o Velho Canto da Sereia712O Abc e Xyz da Salvação754O Batismo699O Céu e o Inferno686O Céu É Real701O Dízimo É Bíblico Ou Não?729O Dom do Espírito Santo686O Grande Mandamento, o Amor!717O Incompreensível Amor de Deus703O Movimento de Crescimento de Igrejas713O Não Querido das Nações696O Novo Nascimento Em Cristo690O Ocultismo Não Vem de Deus721O Olhar Perfurante de Jesus1151O Paraíso Será Restaurado699O Plano Divino da Salvação271O Que Fazer Quando Não Sei o Que Fazer?705O Que Fazer Quando Nossos Projetos Falham?364O Sofrimento de Cada Dia697O Valor do Perdão713Olhe Para Jesus Cristo Para Ser Salvo724OraÇÃo, Falar Com Deus!699Orai Sem Cessar846Os Crentes e a Grande Tribulação717Os Illuminati e a Nova Ordem Mundial720Palmeiras Ao Vento699Pare de Lutar Com Deus697Pecado e Perdão725Piercing e Tatuagem 795Por Que Celebramos a Páscoa?689Por Que Deus Justo e Perfeito Permite a Morte de Criancinhas e Tantas Mazelas No Mundo?681Por Que Os Judeus Não Receberam Jesus?703Por Que Somos a Última Geração761Por Que Tanto Ódio Aos Judeus?703Por Que Tanto Sofrimento?739Por Que Um Deus Bom Permite a Doença e a Dor?691Problemas Financeiros: a Solução681Protelar Por Que?693Quando711Quando a Sua Religião Se Torna Inútil342Que Deus Tremendo!701Que Livro Maravilhoso720Quebra de Maldição715Quem Será o Cruel Anticristo?668Raízes Profundas661Religião É Um Barco Furado693Religiões - Conheça a Verdade685Religiões: É Tudo Parecido?690Remissão dos Pecados712Ressurgir do Pó683Sepulcros Caiados707Ser Cristão676Será Que o Espiritismo é Bíblico?721Sinais675Sinais do Fim698Sinceridade Não Basta672Sintonize694Sob a Lei e Em Cristo730Sola Scriptura - Somente As Escrituras698Subir Ao Monte692Temos de Pregar Para Os Mortos701Três Ausências Que Conspiram Contra o Sucesso 707Tsedaká699Um Best-seller de Bênçãos!708Um Coração Apto Para Deus686Um Exemplo Ante o Sofrimento703Um Seguro de Vida Gratuito728Uma Mulher Vestida de Sol771Você Não Sabe o Que Está Perdendo698