O PODER DA FÉ
"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus"
Rm 10-17

Artigos em PDF

Criamos arquivos em PDF de nossos artigos para que você possa ler, baixar ou compartilhar. Acreditamos que esses artigos poderão ajudar em muito seu crescimento cristão.

Cadastre-se

Informe aqui seu email e receba notificações de novos artigos em nosso site.


Informe o que você procura:

Olhe Para Jesus Cristo Para Ser Salvo

Sexta-feira, 19 de Maio de 2006
Mas compreenda que simplesmente olhar para Ele não resolverá o problema!

Após Deus ter enviado Moisés para resgatar os filhos de Israel do cativeiro no Egito, a alegria deles se transformou em medo quando perceberam que estavam no deserto do Sinai. Da perspectiva limitada deles, tentar atravessar aquela terra estéril e seca era uma sentença de morte e eles começaram a murmurar amargamente. Não significava mais nada o fato de, apenas poucos dias antes, Deus os ter milagrosamente livrado do exército do Faraó, abrindo o Mar Vermelho e permitindo que eles o atravessassem sem sequer molhar os pés! E não significava mais nada o fato de Deus ter enviado o maná do céu para alimentá-los. Aquela pequena fé que eles possuíam coletivamente, bem depressa foi dissipada, e os milagres recentes não lhes proporcionavam encorajamento algum diante do presente dilema. Assim, eles reagiram conforme sua natureza e começaram a acusar tanto Deus como Moisés.

Bem, para equilibrar as coisas - eles se rebelaram e Deus os repreendeu prontamente! De uma hora para outra o acampamento se encheu de serpentes venenosas, milhares experimentaram suas picadas "ardentes" (Números 21:6) e "morreu muito povo de Israel". O trauma desse episódio os ensinou que Deus é longânimo (Êxodo 34:6 e Números 14:18), mas há um limite para Sua paciência:

"Pelo que o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo" [Números 21:7]

Deus atendeu a oração de Moisés, mas não removeu as serpentes. Em vez de eliminar a causa, Ele disse a Moisés para oferecer uma cura! A solução envolvia fazer uma réplica, ou modelo, das serpentes venenosas e erguê-la em uma haste no meio do acampamento, a fim de que todos que fossem mordidos pudessem "olhar para ela" e viver! Moisés obedeceu à ordem de Deus e fez uma serpente de metal (um símbolo na Bíblia de julgamento sobre o pecado). Ele então a colocou em uma haste e a levantou onde todos no acampamento pudessem vê-la claramente.

Quanto tempo você acha que Moisés levou para fazer aquela serpente? Como isso incluía derreter o metal e lhe dar forma (o que era provável), teriam sido necessários no mínimo várias horas. As pessoas estavam morrendo por todas as partes do acampamento e ainda outros estavam sendo mordidos. O tempo era valioso e vidas preciosas estavam em perigo! Moisés concluiu sua tarefa e, quando ficou pronto, o emblema foi levantado, tornando a cura disponível para todos. Embora a narrativa não mencione quantos realmente sobreviveram ao olhar para a serpente, ela diz "morreu muito povo de Israel". E acredito que havia quatro tipos diferentes de vítimas presentes naquele dia - incluindo todos os que estavam naquela situação difícil.

(1) Havia aqueles que morreram antes e durante o período em que Moisés estava construindo o símbolo -A justiça Soberana de Deus foi imediata e sem cura no momento em que foi aplicada. (2) Muitos morreram ao se recusarem a olhar para a serpente por que consideraram tal solução ridícula. (3) Enquanto outros olharam e morreram, apesar de terem olhado. Mas como isso foi possível? Não disse Deus que todo aquele que "olhar para ela viverá" (Números 21:8)? Sim, mas quando analisamos o versículo 9 (nove) cuidadosamente, percebemos que eles, ao contrário daqueles do grupo (4) - a quem o versículo se refere -olharam para Ele, mas não com os olhos da fé:

"E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal, e ficava vivo." [Números 21:9]

A palavra traduzida como "olhava" é a palavra hebraica nabat - Hebraico 5027, Concordância de Strong - naw-bat'; uma raiz primitiva; examinar, isto é, olhar atentamente para; por implicação, considerar com alegria, graça ou atenção: - (resulta em) observar, considerar, olhar (com atenção), considerar, ter respeito, perceber. (ênfase minha)

Portanto, precisamos compreender que havia uma tremenda diferença entre vê-la - simplesmente olhar para ela - em contraste com olhar fixamente para ela com uma esperança sincera de ser curado. Contudo, a importância desse episódio não pode ser totalmente compreendida até considerarmos que ele serve como um "tipo", do qual a crucificação de Jesus Cristo foi o cumprimento. Essa relação foi demonstrada pelo Senhor quando Ele disse o seguinte:

"E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." [João 3:14-15; ênfase adicionada]

Quando Jesus Cristo foi crucificado e "levantado" em uma cruz feita de madeira, o significado estava no julgamento de Deus (bronze) sobre o pecado (a serpente) - simbolizado séculos atrás quando Deus ofereceu aos filhos de Israel um remédio. A impetuosa ira de Deus contra o pecado foi derramada sobre Seu próprio Filho quando Ele foi colocado naquela cruz para morrer uma morte sacrificial. Naquele comovente e terrível momento, o puro e perfeito Filho de Deus literalmente tornou-se a essência do pecado e levou sobre Si o castigo que todos nós merecemos:

"Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus." [2 Coríntios 5:21]

Todo ser humano foi "mordido" pelo aguilhão do pecado e é por isso que foi necessário que Jesus fosse levantado e padecesse para que pudéssemos olhar para Ele e viver.

"Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual pelo gozo que lhe estava proposto suportou a cruz, desprezando a afronta e assentou-se à destra do trono de Deus." [Hebreus 12:2]

Porém, não devemos achar que um olhar vago - um olhar superficial de "não custa nada tentar", que é destituído de fé - resolverá o problema. Para obter salvação pelo sangue derramado de Jesus é preciso Lhe entregar toda a nossa atenção e olhar para Ele esperando o perdão. Além disso, devemos observar no versículo anterior em Hebreus que Ele é tanto o autor quanto o consumador da fé redentora. Do início ao fim, a fé tem sua origem em Jesus Cristo e Ele a dá a todos que - e na medida que - Ele escolhe.

"Porque pela graça, que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um." [Romanos 12:3; ênfase adicionada]

Portanto, tenho duas perguntas a fazer: (1) Você olhou para Ele? E (2) Houve algum benefício? Tragicamente, milhões continuam a enxergá-Lo de uma forma supersticiosa - olhando para Ele como um amuleto de boa sorte que pode salvá-los do inferno. Porém, somente uma minoria olha para Ele e confia nEle para receber a vida eterna.

"E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem." [Mateus 7:14; ênfase adicionada]

Se você olhou para Ele com fé para obter o antídoto para o veneno da serpente ardente do pecado, o Espírito Santo de Deus agora habita em você e a Sua presença evidencia a cura. Então, você tem certeza de que Ele realmente está ao seu lado? Sua salvação depende disso, mas, se houver alguma dúvida, eu o aconselho a visitar nossa "Página de Salvação" em http://www.espada.eti.br/salvacao.asp e observar atentamente os 12 "testes" logo no início. Um autêntico filho de Deus deve poder responder "sim" a todas às 12 perguntas - pelo menos até certo ponto. Embora seja verdade que algumas dessas características se tornem mais evidentes à medida que cresçamos na graça e conhecimento de Cristo (2 Pedro 3:18), todas elas são próprias do crente genuíno.

"Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro" [Isaías 45:22]


Se você nunca colocou sua confiança em Jesus Cristo como Salvador, mas entendeu que ele é real e que o fim dos tempos está próximo, e quer receber o Dom Gratuito da Vida Eterna, pode fazer isso agora, na privacidade do seu lar. Após confiar em Jesus Cristo como seu Salvador, você nasce de novo espiritualmente e passa a ter a certeza da vida eterna nos céus, como se já estivesse lá. Assim, pode ter a certeza que o Reino do Anticristo não o tocará espiritualmente. Se quiser saber como nascer de novo, vá para nossa Página da Salvação agora.

Esperamos que este ministério seja uma bênção em sua vida. Nosso propósito é educar e advertir as pessoas, para que vejam a vindoura Nova Ordem Mundial, o Reino do Anticristo, nas notícias do dia a dia.

Fale conosco direcionando sua mensagem a um dos membros da equipe de voluntários.
Se desejar visitar o site da The Cutting Edge, clique aqui:
http://www.cuttingedge.org

Que Deus o abençoe.

Autor: Pr. Ron Riffe
Tradução: Luciano M. Tsuda
Data da publicação: 30/11/2005
Transferido para a área pública em 17/4/2006
A Espada do Espírito: http://www.espada.eti.br/p248.asp


Artigos em Ordem Alfabética

A Aparição Gloriosa807A Bíblia e o Espelho823A Bomba Atômica de Deus856A Candeia do Corpo é o Olho845A Ceia do Senhor801A Conspiração da Páscoa810A Esperança do Servo de Deus926A Fé Cristã499A Grande Diferença801A Igreja Não É Israel800A Importância da Doutrina da Trindade816A Inocência Perdida756A Oração Eficaz910A Pérola de Grande Valor747A Questão do Sábado782A Ressurreição Corporal de Jesus e a Doutrina da Reencarnação802A Sincera Dependência de Deus771A Trindade e a Lógica Humana365A Verdadeira Paz781A Volta de Cristo786A Volta de Jesus 837Abra a Boca946Adoração Verdadeira!726Ajuda? Só de Deus813Ânimo Em Meio às Aflições782Anjos758Apelo à Suprema Corte dos Céus736Aquele Que Faz a Vontade de Deus851Arrependimento e Remorso São Duas Coisas Diferentes786As Rezas Portáteis e o Agnus Dei1426Bênçãos Duradouras 805Carnaval - Caminho dos Tolos748Chamando Todos Os Pecadores752Como Detectar Uma Heresia769Como Estudar a Sua Bíblia845Como Nós Conhecemos a Deus?734Compromisso Com Deus973Confirme a Sua Reserva754Conhecimento da Verdade748Crescimento da Igreja e Salvação749Cristão Não Sofre846Cristianismo Apóstata758Cristo No Antigo Testamento774Críticas Ou Calúnias?748De Quem é a Terra Prometida?788Depressão: Como Sair?797Desobediência918Deus Age Na Nossa Fraqueza747Deus Em Tudo e Em Lugar Nenhum776Deus Manda, o Diabo Obedece333Deus Não É Mudo!759Deus, Irrelevante? Acredite, Se Quiser!746Deus, Os Sábios, e Estadistas753Dificuldades735Dízimos869Drogas, Uma Opção?777E Quando Deus Não Atende Nossa Oração?3811Encontrando Um Parceiro Ideal Para o Casamento757Enviados Para Iluminar765Erro Trágico759Eternamente Protegidos!708Eu Creio Em Milagres745Evidências do Novo Nascimento813Feiticeiros Na Igreja?819Filhos: Honra Teu Pai e Tua Mãe782Fui Comprado Por Jesus, e Você?737Guardemos Nossa Boca766Guiados Pelo Espírito Santo759Haja Paciência!765Igrejas Velhas Não Valem Nada762Imundície785Insatisfeito Com Sua Igreja?757Jejum, Uma Benção!768Jerusalém, a Cidade de Deus809Jerusalém, o Centro da Terra803Jesus Cristo Não Era Falho?740Jesus é o Santo Para Todos Os Problemas830Jesus, Nomes e Títulos755Jesus, Reencarnação de Davi?801Jonas, Verdade Ou Utopia?796Lágrimas786Lar Cristão: Marido e Mulher754Lave o Rosto757Loucos Por Dinheiro784Louvando a Deus Na Adversidade759Maldição Hereditária822Maomé X Jesus812Meios de Salvação778Não Zombe do Inferno785No Esconderijo do Altíssimo!749Nós e Os Ramos752Nova Era - o Velho Canto da Sereia769O Abc e Xyz da Salvação815O Batismo753O Céu e o Inferno745O Céu É Real752O Dízimo É Bíblico Ou Não?760O Dom do Espírito Santo737O Grande Mandamento, o Amor!771O Incompreensível Amor de Deus740O Movimento de Crescimento de Igrejas767O Não Querido das Nações749O Novo Nascimento Em Cristo751O Ocultismo Não Vem de Deus776O Olhar Perfurante de Jesus1234O Paraíso Será Restaurado751O Plano Divino da Salvação325O Que Fazer Quando Não Sei o Que Fazer?759O Que Fazer Quando Nossos Projetos Falham?449O Sofrimento de Cada Dia745O Valor do Perdão771Olhe Para Jesus Cristo Para Ser Salvo786OraÇÃo, Falar Com Deus!755Orai Sem Cessar878Os Crentes e a Grande Tribulação776Os Illuminati e a Nova Ordem Mundial755Palmeiras Ao Vento758Pare de Lutar Com Deus754Pecado e Perdão777Piercing e Tatuagem 862Por Que Celebramos a Páscoa?748Por Que Deus Justo e Perfeito Permite a Morte de Criancinhas e Tantas Mazelas No Mundo?739Por Que Os Judeus Não Receberam Jesus?762Por Que Somos a Última Geração824Por Que Tanto Ódio Aos Judeus?757Por Que Tanto Sofrimento?791Por Que Um Deus Bom Permite a Doença e a Dor?745Problemas Financeiros: a Solução738Protelar Por Que?750Quando770Quando a Sua Religião Se Torna Inútil420Que Deus Tremendo!758Que Livro Maravilhoso775Quebra de Maldição770Quem Será o Cruel Anticristo?722Raízes Profundas712Religião É Um Barco Furado750Religiões - Conheça a Verdade739Religiões: É Tudo Parecido?743Remissão dos Pecados772Ressurgir do Pó737Sepulcros Caiados742Ser Cristão705Será Que o Espiritismo é Bíblico?770Sinais728Sinais do Fim751Sinceridade Não Basta722Sintonize752Sob a Lei e Em Cristo787Sola Scriptura - Somente As Escrituras753Subir Ao Monte749Temos de Pregar Para Os Mortos753Três Ausências Que Conspiram Contra o Sucesso 763Tsedaká756Um Best-seller de Bênçãos!770Um Coração Apto Para Deus739Um Exemplo Ante o Sofrimento758Um Seguro de Vida Gratuito783Uma Mulher Vestida de Sol831Você Não Sabe o Que Está Perdendo747