O PODER DA FÉ
"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus"
Rm 10-17

Artigos em PDF

Criamos arquivos em PDF de nossos artigos para que você possa ler, baixar ou compartilhar. Acreditamos que esses artigos poderão ajudar em muito seu crescimento cristão.

Cadastre-se

Informe aqui seu email e receba notificações de novos artigos em nosso site.


Informe o que você procura:

Cristão Não Sofre

Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012

Papo furado. Se vocé é cristão, prepare-se para sofrer. É tiro e queda. É só Jesus te converter e você começará a colecionar sofrimentos, exatamente como antes da conversão. Talvez até mais. Lamento, mas nesse sentido nada muda. O lema de nenhum cristão deveria ser “Pare de sofrer” mas “Prepare-se para sofrer”. Eu sofro todos os dias. Você certamente tem um rosário de dores pra desfilar. E todos nós conhecemos dezenas de histórias de cristãos (bons cristãos) que encharcam seus travesseiros de lágrimas pelas mais variadas razões. Sim, sofrimento é tão parte da vida cristã como oração, leitura bíblica, jejum e cultos dominicais – se duvidar, é até mais.

Jesus sofreu. Desnecessário dizer o que ele passou em suas últimas horas antes da Cruz. Estevão foi apedrejado. Paulo, coitado, cortou um dobrado (que foi de apedrejamento e prisões a açoites). Policarpo enfrentou a fogueira. Os mártires dos três primeiros séculos de Igreja passaram por todo tipo de dor e angústia que você possa (ou não) imaginar. A História nos comprova que, ao longo dos séculos, bons e fiéis cristãos passaram pelos piores pesadelos. Martinho Lutero, o reformador, teve de se esconder para não ser morto. Dos primeiros cristãos protestantes a vir ao Rio de Janeiro alguns foram afogados na Baía de Guanabara, outros foram degredados. Bonhoeffer foi martirizado na Alemanha nazista.

E aí chegamos nós, petulantes cristãozinhos do século 21… achando que a vida é “só vitória, bênção pura”. Que basta “declarar a vitória”, “tomar posse da benção”, “decretar a derrota de Satanás”… E vamos viver nas nuvens.

Não vamos.

Verdade seja dita: isso é balela para encher igreja.

A vida com Cristo nos promete dor. Nos diz que devemos perseverar até a morte. Mas… para que haveria essa recomendação se tudo fosse moleza? Não. Nossa fé exige perseverança porque ser cristão não é moleza. Exige renúncia. Se você se diz cristão e renunciou a pouca coisa até hoje… eu desconfio.

Ser cristão fiel exige renúncia de si mesmo. De suas vontades. De seus desejos. De não dar nota para não pagar imposto. Renúncia de casar com pessoas que você ama, mas sabe que não pode desposar por obediência a Cristo. De realizar acordos ilegais para quitar dívidas financeiras. De pagar facilidades para que seus projetos na Justiça andem mais rápido. De dar na cara de quem te ofendeu. De se vingar de quem te caluniou. De sua felicidade. E, em última instância, renúncia de sua própria vida.

Certa vez, conversei com um cristão bem mais experiente que eu a respeito de um jovem teólogo brilhante que se destacava num congresso teológico em que estávamos. Eu estava impressionado com a habilidade daquele jovem rapaz com as Escrituras e com seu pensamento teologicamente perspicaz. Cheguei para esse cristão mais velho e disse: “O Senhor viu Fulano de Tal, que capacidade! É o Russell Shedd do futuro!”. Ao que aquele meu experiente amigo virou-se para mim e disse algo de que nunca vou esquecer: “Zágari”, disse ele, “esse rapaz ainda não sofreu o bastante. Deixa ele sofrer mais e a gente conversa”.

Sim, o cristão que ainda não sofreu bastante não passou pelo fogo depurador. Não passou pela disciplina de Deus (Ap 3.19). Nenhum de nós é um cristão maduro o suficiente se ainda não sofreu o bastante. Simplesmente porque não compreenderemos a plenitude do sacrifício de Cristo. Sem sofrimento não se entende a Cruz. E sem entender a Cruz não se entende o amor e a graça de Deus.

Não ambicione o sofrimento, não o busque, não o queira – pois sofrer é ruim demais. Mas, por outro lado, não o despreze. Na hora em que Deus permitir que você sofra…. não desperdice a oportunidade de desfrutar de todas as bênçãos celestiais que sofrer pode proporcionar: aproximação de Cristo, dependência total do Senhor, arrependimento dos pecados, reflexão e mudança de rumo, desenvolvimento do fruto do Espírito.

O sofrimento para o cristão é um santo remédio. Amargo. Mas transformador. Às vezes, é uma bendita desgraça. Não pare de sofrer, meu irmão, minha irmã. Aliás você não tem escolha, você sofrerá e pronto. Não é um slogan em uma porta de uma igreja duvidosa que vai mudar isso. Mas use a dor a seu favor. Que ela seja a mais profunda oração que você já fez na vida: “Ai”. Um pai entende quando seu filho apenas diz “ai”. E sai em seu socorro. Muitas vezes, às lagrimas.

Apenas para concluir esta reflexão, separei alguns versículos bíblicos, que eu pediria, se possível, que você lesse. Sei que ninguém gosta de ler muita coisa em blogs, mas, se possível, faça esse esforço e leia até o final. O que você lerá aqui pode mudar a sua percepção do Evangelho:

“Jesus dizia a todos: ‘Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me‘.” (Lc 9.23)

Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. (Jo 16.33)

À mulher, ele declarou: “Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará” (Gn 3.16)

E ao homem declarou: “Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida” (Gn 3.17).

Depois os três se assentaram no chão com ele, durante sete dias e sete noites. Ninguém lhe disse uma palavra, pois viam como era grande o seu sofrimento” (Jó 2.13)

E agora esvai-se a minha vida; estou preso a dias de sofrimento” (Jó 30.16)

Olha para a minha tribulação e o meu sofrimento, e perdoa todos os meus pecados.” (Sl 25.18)

Este é o meu consolo no meu sofrimento: A tua promessa dá-me vida” (sl 119.50)

Só sei que, em todas as cidades, o Espírito Santo me avisa que prisões e sofrimentos me esperam” (At 20.23)

Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada.” (Rm 8.18)

Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles” (2 Co 4.17)

Ao contrário, como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas” (2 Co 6.4)

De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor, pois, apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo.” (1 Ts 1.6)

Suporte comigo os meus sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus.” (2 Tm 2.3)

Pois, que vantagem há em suportar açoites recebidos por terem cometido o mal? Mas se vocês suportam o sofrimento por terem feito o bem, isso é louvável diante de Deus.” (1 Pe 2.20)

Você tem perseverado e suportado sofrimentos por causa do meu nome, e não tem desfalecido.” (Ap 2.3)

É isso. Gostaria de terminar com palavras com as quais as Escrituras Sagradas descrevem o que o próprio Senhor Jesus passou:

Depois do seu sofrimento, Jesus apresentou-se a eles e deu-lhes muitas provas indiscutíveis de que estava vivo” (At 1.3)

Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação” (2 Co 1.5)

Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria.” (1 Pe 4.13)

Pare de sofrer? Bem que eu gostaria. Mas a Bíblia me afirma que isso é um sonho que só se tornará realidade no dia em que cruzarmos os portões da Jerusalém Celestial…

Paz a todos vocês que estão em Cristo.

http://apenas1.wordpress.com


Artigos em Ordem Alfabética

A Aparição Gloriosa752A Bíblia e o Espelho772A Bomba Atômica de Deus799A Candeia do Corpo é o Olho790A Ceia do Senhor743A Conspiração da Páscoa761A Esperança do Servo de Deus886A Fé Cristã443A Grande Diferença760A Igreja Não É Israel761A Importância da Doutrina da Trindade780A Inocência Perdida724A Oração Eficaz880A Pérola de Grande Valor714A Questão do Sábado742A Ressurreição Corporal de Jesus e a Doutrina da Reencarnação756A Sincera Dependência de Deus737A Trindade e a Lógica Humana329A Verdadeira Paz746A Volta de Cristo743A Volta de Jesus 805Abra a Boca909Adoração Verdadeira!691Ajuda? Só de Deus772Ânimo Em Meio às Aflições744Anjos730Apelo à Suprema Corte dos Céus700Aquele Que Faz a Vontade de Deus811Arrependimento e Remorso São Duas Coisas Diferentes744As Rezas Portáteis e o Agnus Dei1380Bênçãos Duradouras 767Carnaval - Caminho dos Tolos708Chamando Todos Os Pecadores716Como Detectar Uma Heresia730Como Estudar a Sua Bíblia807Como Nós Conhecemos a Deus?707Compromisso Com Deus936Confirme a Sua Reserva717Conhecimento da Verdade710Crescimento da Igreja e Salvação716Cristão Não Sofre812Cristianismo Apóstata719Cristo No Antigo Testamento741Críticas Ou Calúnias?707De Quem é a Terra Prometida?754Depressão: Como Sair?760Desobediência881Deus Age Na Nossa Fraqueza713Deus Em Tudo e Em Lugar Nenhum737Deus Manda, o Diabo Obedece302Deus Não É Mudo!727Deus, Irrelevante? Acredite, Se Quiser!708Deus, Os Sábios, e Estadistas716Dificuldades705Dízimos837Drogas, Uma Opção?743E Quando Deus Não Atende Nossa Oração?3630Encontrando Um Parceiro Ideal Para o Casamento721Enviados Para Iluminar731Erro Trágico719Eternamente Protegidos!691Eu Creio Em Milagres711Evidências do Novo Nascimento776Feiticeiros Na Igreja?780Filhos: Honra Teu Pai e Tua Mãe746Fui Comprado Por Jesus, e Você?704Guardemos Nossa Boca733Guiados Pelo Espírito Santo730Haja Paciência!724Igrejas Velhas Não Valem Nada726Imundície748Insatisfeito Com Sua Igreja?725Jejum, Uma Benção!734Jerusalém, a Cidade de Deus772Jerusalém, o Centro da Terra774Jesus Cristo Não Era Falho?705Jesus é o Santo Para Todos Os Problemas790Jesus, Nomes e Títulos720Jesus, Reencarnação de Davi?769Jonas, Verdade Ou Utopia?765Lágrimas745Lar Cristão: Marido e Mulher710Lave o Rosto723Loucos Por Dinheiro745Louvando a Deus Na Adversidade717Maldição Hereditária785Maomé X Jesus772Meios de Salvação740Não Zombe do Inferno749No Esconderijo do Altíssimo!707Nós e Os Ramos720Nova Era - o Velho Canto da Sereia741O Abc e Xyz da Salvação780O Batismo720O Céu e o Inferno713O Céu É Real723O Dízimo É Bíblico Ou Não?744O Dom do Espírito Santo706O Grande Mandamento, o Amor!742O Incompreensível Amor de Deus718O Movimento de Crescimento de Igrejas738O Não Querido das Nações719O Novo Nascimento Em Cristo717O Ocultismo Não Vem de Deus743O Olhar Perfurante de Jesus1175O Paraíso Será Restaurado722O Plano Divino da Salvação295O Que Fazer Quando Não Sei o Que Fazer?730O Que Fazer Quando Nossos Projetos Falham?393O Sofrimento de Cada Dia720O Valor do Perdão740Olhe Para Jesus Cristo Para Ser Salvo749OraÇÃo, Falar Com Deus!725Orai Sem Cessar861Os Crentes e a Grande Tribulação742Os Illuminati e a Nova Ordem Mundial731Palmeiras Ao Vento721Pare de Lutar Com Deus722Pecado e Perdão747Piercing e Tatuagem 828Por Que Celebramos a Páscoa?718Por Que Deus Justo e Perfeito Permite a Morte de Criancinhas e Tantas Mazelas No Mundo?707Por Que Os Judeus Não Receberam Jesus?728Por Que Somos a Última Geração789Por Que Tanto Ódio Aos Judeus?727Por Que Tanto Sofrimento?759Por Que Um Deus Bom Permite a Doença e a Dor?715Problemas Financeiros: a Solução706Protelar Por Que?713Quando737Quando a Sua Religião Se Torna Inútil366Que Deus Tremendo!727Que Livro Maravilhoso745Quebra de Maldição737Quem Será o Cruel Anticristo?690Raízes Profundas683Religião É Um Barco Furado719Religiões - Conheça a Verdade707Religiões: É Tudo Parecido?714Remissão dos Pecados739Ressurgir do Pó706Sepulcros Caiados725Ser Cristão691Será Que o Espiritismo é Bíblico?742Sinais698Sinais do Fim723Sinceridade Não Basta692Sintonize716Sob a Lei e Em Cristo754Sola Scriptura - Somente As Escrituras720Subir Ao Monte717Temos de Pregar Para Os Mortos724Três Ausências Que Conspiram Contra o Sucesso 731Tsedaká721Um Best-seller de Bênçãos!736Um Coração Apto Para Deus707Um Exemplo Ante o Sofrimento727Um Seguro de Vida Gratuito752Uma Mulher Vestida de Sol797Você Não Sabe o Que Está Perdendo720