O PODER DA FÉ
"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus"
Rm 10-17

Artigos em PDF

Criamos arquivos em PDF de nossos artigos para que você possa ler, baixar ou compartilhar. Acreditamos que esses artigos poderão ajudar em muito seu crescimento cristão.

Cadastre-se

Informe aqui seu email e receba notificações de novos artigos em nosso site.


Informe o que você procura:

Guiados Pelo Espírito Santo

Segunda-feira, 02 de Janeiro de 2012

A declaração: “Pois todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus” (Romanos 8.14) é uma afirmativa precisa, bem clara, que todos nós que fomos justificados diante de Deus pela obra de Cristo Jesus, deveríamos ter convictamente firmada em nós. Inquieta-nos, entretanto, que muitos irmãos não a tenham, de forma bem clara, efetivamente firmada, em seu coração. Muitos ainda têm dúvida quanto a sua efetiva filiação a Deus. Essa é uma situação que limita a comunhão como Pai e o viver pela fé

Também, não é suficiente que uma realidade espiritual como essa não pode saber, intelectualmente, que somos filhos de Deus não é suficiente. É preciso que tenhamos uma absoluta certeza desse fato. No versículo que temos diante de nós, Paulo traz um importante esclarecimento de como podemos saber sobre nossa real filiação a Deus. Numa simples frase ele declara que se somos guiados pelo Espírito Santo somos filhos de Deus.

É importante lembrarmos que em toda a vida terrena do Senhor Jesus, em todo o seu ministério, foi guiado pelo Espírito Santo. Sua própria concepção em um corpo humano foi através da ação do Espírito. O anjo afirmou a Maria: “Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus” (Lucas 1.35). Cumpria-se a profecia de Isaías: “eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe chamará Emanuel”(Isaías 7.14).

Os quatro evangelistas são unânimes ao narrarem que em seu batismo o Espírito Santo desceu Jesus e: “Eis que uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em que me comprazo” (Mateus 3.17). E, logo após, Jesus “foi guiado pelo mesmo Espírito, no deserto” (Lucas 4.1). A seguir o mesmo evangelista descreve: “Então, Jesus, no poder do Espírito, regressou para a Galiléia” (v 14). Na visita à sinagoga de Nazaré, Jesus declara: “O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para...”(v 18), segue-se a enumeração das obras que lhe foram destinadas fazer.

Certamente, alguém perguntará: “Mas, como eu posso saber que sou guiado pelo Espírito Santo?” Há diversas maneiras através das quais podemos saber como o Espírito nos guia. Queremos apresentar, aqui, apenas uma dessas formas, aquela que está bem ao nosso alcance.

Lembremos o que Jesus disse aos seus discípulos ao dar instruções sobre o Espírito Santo que ele enviaria após seu retorno junto ao Pai: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as cousas que hão de vir” (João 16.13). Essa é uma das grandes declarações de Jesus sobre o Espírito Santo. Ele é o Espírito da verdade. Nessa declaração temos uma das chaves para entendermos como o Espírito nos guia. Ele nos guia em termos da verdade e em conexão com a verdade.

É importante lembrar que estamos cercados por espíritos que não procedem de Deus e querem enganar os filhos de Deus com suas falsidades. João, em sua forma carinhosa de advertir nos diz: “Amados, não deis crédito a qualquer Espírito; antes provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora” (I João 4.1). Entretanto, o Espírito Santo é o Espírito da verdade e somente ele pode nos guiar em termos do que é reto segundo o curso da verdade. Na realidade ele sempre nos guiará pela Palavra de Deus, pois, somente nela está toda a verdade eterna.

O próprio Espírito Santo foi o direto inspirador dos escritores que compuseram os diferentes textos da Bíblia. Ele lhes deu a mensagem e os inspirou na sua redação. Assim, é pela Bíblia que ele nos guia. Andando pela verdade bíblica, estaremos sendo guiados sempre por ele tendo o forte testemunho em nosso espírito de que somos filhos de Deus. Recordemos o que Jesus disse sobre o Espírito Santo: “porque não falará por si mesmo; mas dirá tudo que tiver ouvido e vos anunciará... há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar” (João 16.13,14).

O Espírito Santo sempre age em conexão com a verdade – “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as cousas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus... Assim, também as cousas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo cousas espirituais com espirituais” (I Coríntios 2.10-13). Essa declaração de Paulo é a descrição bem clara de como o Espírito Santo nos guia na verdade.

Como o Apóstolo faz em sua carta aos Gálatas, peçamos ao Pai que nos “conceda espírito de sabedoria e de revelação do pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força de seu poder” (Efésios 1.17-20). Isso virá pelo Espírito Santo.

Com nossas mentes iluminadas conheceremos mais e mais de Jesus. Assim, alcançaremos a “sabedoria essa que nenhum dos poderosos deste século conheceu: porque, se a tivessem conhecido,jamais teriam crucificado o Senhor da glória” (I Coríntios 2.8). É o Espírito Santo que nos diz em Tito 2.11-14: “Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões humanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória de nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de redimir-nos de toda a iniqüidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras”. Se a nossa esperança é essa, então sabemos que somos filhos de Deus.

Deixemos o Espírito Santo nos guiar com a Palavra de Deus, pois, ela não nos foi dada para especular ou discutir sobre ela, mas para nos submetermos a ela. Só seguiremos a trilha brilhante da verdade de Deus quando nos rendemos incondicionalmente à verdade que ela revela. Então, entraremos na realidade de tudo aquilo que Deus tem entesourado em Cristo Jesus para nós. “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele” (João 14.21).

Lembremos o que foi dito ao povo de Deus no passado: “Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes, para que vivais. E entreis, e possuais a terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos dá” (Deuteronômio 4.1). Os verbos aqui usados são: ouvir, cumprir, viver e possuir. Esse é um princípio universal e permanente. Verdadeiro, também, para nós! Deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo nessa caminhada de fé ouvindo, cumprindo, vivendo e possuindo a revelação que Deus nos traz em sua Palavra e chegaremos à firme convicção de que somos filhos de Deus.

Erasmo Ungaretti
fonte: adorar.net
http://www.vivos.com.br/


Artigos em Ordem Alfabética

A Aparição Gloriosa729A Bíblia e o Espelho746A Bomba Atômica de Deus773A Candeia do Corpo é o Olho761A Ceia do Senhor717A Conspiração da Páscoa735A Esperança do Servo de Deus858A Fé Cristã425A Grande Diferença736A Igreja Não É Israel737A Importância da Doutrina da Trindade754A Inocência Perdida698A Oração Eficaz859A Pérola de Grande Valor694A Questão do Sábado721A Ressurreição Corporal de Jesus e a Doutrina da Reencarnação733A Sincera Dependência de Deus712A Trindade e a Lógica Humana307A Verdadeira Paz719A Volta de Cristo720A Volta de Jesus 781Abra a Boca882Adoração Verdadeira!667Ajuda? Só de Deus745Ânimo Em Meio às Aflições722Anjos712Apelo à Suprema Corte dos Céus680Aquele Que Faz a Vontade de Deus786Arrependimento e Remorso São Duas Coisas Diferentes720As Rezas Portáteis e o Agnus Dei1347Bênçãos Duradouras 746Carnaval - Caminho dos Tolos687Chamando Todos Os Pecadores692Como Detectar Uma Heresia703Como Estudar a Sua Bíblia783Como Nós Conhecemos a Deus?691Compromisso Com Deus909Confirme a Sua Reserva694Conhecimento da Verdade687Crescimento da Igreja e Salvação693Cristão Não Sofre790Cristianismo Apóstata694Cristo No Antigo Testamento719Críticas Ou Calúnias?684De Quem é a Terra Prometida?732Depressão: Como Sair?737Desobediência859Deus Age Na Nossa Fraqueza690Deus Em Tudo e Em Lugar Nenhum713Deus Manda, o Diabo Obedece280Deus Não É Mudo!706Deus, Irrelevante? Acredite, Se Quiser!681Deus, Os Sábios, e Estadistas689Dificuldades686Dízimos815Drogas, Uma Opção?721E Quando Deus Não Atende Nossa Oração?3517Encontrando Um Parceiro Ideal Para o Casamento698Enviados Para Iluminar705Erro Trágico697Eternamente Protegidos!680Eu Creio Em Milagres687Evidências do Novo Nascimento750Feiticeiros Na Igreja?757Filhos: Honra Teu Pai e Tua Mãe722Fui Comprado Por Jesus, e Você?681Guardemos Nossa Boca708Guiados Pelo Espírito Santo708Haja Paciência!703Igrejas Velhas Não Valem Nada702Imundície722Insatisfeito Com Sua Igreja?705Jejum, Uma Benção!712Jerusalém, a Cidade de Deus746Jerusalém, o Centro da Terra752Jesus Cristo Não Era Falho?685Jesus é o Santo Para Todos Os Problemas768Jesus, Nomes e Títulos693Jesus, Reencarnação de Davi?747Jonas, Verdade Ou Utopia?743Lágrimas718Lar Cristão: Marido e Mulher686Lave o Rosto701Loucos Por Dinheiro721Louvando a Deus Na Adversidade696Maldição Hereditária758Maomé X Jesus748Meios de Salvação716Não Zombe do Inferno725No Esconderijo do Altíssimo!681Nós e Os Ramos697Nova Era - o Velho Canto da Sereia716O Abc e Xyz da Salvação755O Batismo700O Céu e o Inferno687O Céu É Real703O Dízimo É Bíblico Ou Não?730O Dom do Espírito Santo687O Grande Mandamento, o Amor!718O Incompreensível Amor de Deus704O Movimento de Crescimento de Igrejas715O Não Querido das Nações698O Novo Nascimento Em Cristo692O Ocultismo Não Vem de Deus722O Olhar Perfurante de Jesus1152O Paraíso Será Restaurado701O Plano Divino da Salvação271O Que Fazer Quando Não Sei o Que Fazer?706O Que Fazer Quando Nossos Projetos Falham?364O Sofrimento de Cada Dia699O Valor do Perdão714Olhe Para Jesus Cristo Para Ser Salvo727OraÇÃo, Falar Com Deus!699Orai Sem Cessar847Os Crentes e a Grande Tribulação719Os Illuminati e a Nova Ordem Mundial721Palmeiras Ao Vento700Pare de Lutar Com Deus698Pecado e Perdão726Piercing e Tatuagem 797Por Que Celebramos a Páscoa?689Por Que Deus Justo e Perfeito Permite a Morte de Criancinhas e Tantas Mazelas No Mundo?682Por Que Os Judeus Não Receberam Jesus?703Por Que Somos a Última Geração761Por Que Tanto Ódio Aos Judeus?704Por Que Tanto Sofrimento?740Por Que Um Deus Bom Permite a Doença e a Dor?693Problemas Financeiros: a Solução684Protelar Por Que?694Quando712Quando a Sua Religião Se Torna Inútil343Que Deus Tremendo!702Que Livro Maravilhoso721Quebra de Maldição716Quem Será o Cruel Anticristo?669Raízes Profundas663Religião É Um Barco Furado696Religiões - Conheça a Verdade687Religiões: É Tudo Parecido?692Remissão dos Pecados712Ressurgir do Pó683Sepulcros Caiados709Ser Cristão679Será Que o Espiritismo é Bíblico?723Sinais677Sinais do Fim700Sinceridade Não Basta674Sintonize695Sob a Lei e Em Cristo731Sola Scriptura - Somente As Escrituras699Subir Ao Monte694Temos de Pregar Para Os Mortos702Três Ausências Que Conspiram Contra o Sucesso 708Tsedaká699Um Best-seller de Bênçãos!709Um Coração Apto Para Deus689Um Exemplo Ante o Sofrimento703Um Seguro de Vida Gratuito729Uma Mulher Vestida de Sol772Você Não Sabe o Que Está Perdendo701