O PODER DA FÉ
"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus"
Rm 10-17

Artigos em PDF

Criamos arquivos em PDF de nossos artigos para que você possa ler, baixar ou compartilhar. Acreditamos que esses artigos poderão ajudar em muito seu crescimento cristão.

Cadastre-se

Informe aqui seu email e receba notificações de novos artigos em nosso site.


Informe o que você procura:

Depressão: Como Sair?

Quinta-feira, 17 de Novembro de 2011

"Então, respondeu Jó: Até quando afligireis a minha alma e me quebrantareis com palavras? Já dez vezes me vituperastes e não vos envergonhais de injuriar-me. Embora haja eu, na verdade, errado, comigo ficará o meu erro. Se quereis engrandecer-vos contra mim e me argüis pelo meu opróbrio, sabei agora que Deus é que me oprimiu e com a sua rede me cercou. Eis que clamo: violência! Mas não sou ouvido; grito: socorro! Porém não há justiça.
O meu caminho ele fechou, e não posso passar; e nas minhas veredas pôs trevas. Da minha honra me despojou e tirou-me da cabeça a coroa. Arruinou-me de todos os lados, e eu me vou; e arrancou-me a esperança, como a uma árvore. Inflamou contra mim a sua ira e me tem na conta de seu adversário. Juntas vieram as suas tropas, prepararam contra mim o seu caminho e se acamparam ao redor da minha tenda. Pôs longe de mim a meus irmãos, e os que me conhecem, como estranhos, se apartaram de mim. Os meus parentes me desampararam, e os meus conhecidos se esqueceram de mim. Os que se abrigam na minha casa e as minhas servas me têm por estranho, e vim a ser estrangeiro aos seus olhos. Chamo o meu criado, e ele não me responde; tenho de suplicar-lhe, eu mesmo. O meu hálito é intolerável à minha mulher, e pelo mau cheiro sou repugnante aos filhos de minha mãe. Até as crianças me desprezam, e, querendo eu levantar-me, zombam de mim. Todos os meus amigos íntimos me abominam, e até os que eu amava se tornaram contra mim. Os meus ossos se apegam à minha pele e à minha carne, e salvei-me só com a pele dos meus dentes. Compadecei-vos de mim, amigos meus, compadecei-vos de mim, porque a mão de Deus me atingiu. Por que me perseguis como Deus me persegue e não cessais de devorar a minha carne?
Quem me dera fossem agora escritas as minhas palavras! Quem me dera fossem gravadas em livro! Que, com pena de ferro e com chumbo, para sempre fossem esculpidas na rocha! Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim. Se disserdes: Como o perseguiremos? E: A causa deste mal se acha nele, temei, pois, a espada, porque tais acusações merecem o seu furor, para saberdes que há um juízo
." Jó 19:1-29

Quem não teve em algum momento em sua existência aqui nesta terra, algo chamado depressão. Quem não se viu na vida passando por momentos de extrema insatisfação de sua alma. Quem não se viu em algum dia envolto na mais tremenda angustia em seu espírito, pensando quem sabe na morte como melhor aliada, melhor solução. A Bíblia registra uma pessoa que viveu em sua época este drama, pois seus problemas avolumaram-se. Sua família, seus bens, sua saúde foram tiradas, e agora só, triste, mantinha a única coisa que o sustentava de pé, ou seja, a sua fé em seu Redentor, o Senhor nosso Deus. Depressão é um sentimento traiçoeiro, pessoal. É uma angustia que chega e se instala no coração.

Chega sem pedir licença; Às vezes sorrateiramente preenchendo a alma de temores infundados, que na verdade são como pontes que ligam o consciente ao inconsciente. A forma ou a intensidade como cada um de nós reagimos a esta invasão de nosso ser varia de pessoa para pessoa, de situação para situação. De fato a depressão tem a sua origem em vários fatores que o consciente ou o inconsciente tentam reagir e que com força esperam sucumbir-nos, tirando-nos principalmente o ânimo e a coragem de lutar pela vida. Neste dia, Deus coloca no meu coração esta palavra de ajuda a você que vive quem sabe esta síndrome dos últimos dias. Este círculo vicioso do estado da alma que faz com que a vida se torne tremendamente frustrante e que causa na mente, e no coração um impacto de sugestões que nos levam a ter uma auto-imagem cheia de tormento, cheia de temores. Às vezes procuramos através de medicamentos, através da medicina convencional, da ciência ou até da psicanálise e outros meios, na esperança de reverter este quadro crônico, este tumor imaginário que tem aos poucos tirado a vontade de viver. Quem sabe amigo, hoje você não vive, apenas vegeta, pois a sua mente já mandou sinais para o seu corpo, de que não vale a pena lutar. O problema tem aumentado. Existe uma crise interior, mais do que exterior ao seu redor e você não consegue reagir, tomar novas posições. Sair para o novo, sair da depressão.

Eu não sei qual a causa que tem te levado a desistir da vida, porque os problemas são diferentes de pessoa para pessoa, porém neste dia eu quero confiar que tenho a unção do Senhor, para ministrar à sua necessidade algo novo e assim fortalecer a sua vida. Quem sabe um milagre vai acontecer repentinamente. Um desbloqueio de mente em meio a tantos remédios que você tem através dos tempos tem tomado para depressão. Um fortalecimento do coração para entender a sua real situação e juntos acharmos soluções reais e Eternas em nosso Deus. Preste atenção amado(a). Quero ter a liberdade de fazer algumas declarações e sugestões para a sua vida, a fim de vermos resultados práticos, concretos.

I. A origem da depressão não está em Deus.

É muito importante você saber, e ter o conhecimento nesta oportunidade, que a depressão não tem a sua origem em Deus. Não é Ele quem coloca este sentimento em você. Jó em nosso texto base (Cap. 19) faz várias declarações que o levaram a pensar que Deus estava por trás da sua depressão. Ele diz entre outras coisas:

sabei, que Deus é que me oprimiu e com a sua rede me cercou”. Jó 19.6
da minha honra me despojou, e tirou-me da cabeça a coroa”. 19.9
ele me arrancou a esperança”... 19.10
Faz inflamar contra mim a sua ira”. 19.11
Pois longe de mim os meus irmãos”. 19.13
a mão do Senhor me atingiu”. 19.21

Veja bem quantas declarações tediosas Jó relata aos seus amigos, tentando achar soluções para a angústia que sentia. Tentava justificar-se a todo o instante, direcionando suas lamúrias ao vento sem fundamento. Quem sabe, você está fazendo a mesma coisa dia após dia. E este acúmulo de procedimentos tem se transformaram em declarações, e com isso tem feito você acreditar como sendo verdades. É como se fosse uma tortura diária, constante, trazendo-lhe inclusive reações físicas, como dor de cabeça, enjôos sem explicação, dores lombares, dores estomacais, ulcera nervosa, dores na coluna, etc. A primeira coisa importante que você deve tomar conhecimento, é que não procede de Deus nenhuma condenação, que trabalhando no seu consciente ou inconsciente coloque você no estado que você se encontra.

2. Você pode contar com a ajuda do Espírito Santo de Deus

A segunda informação importante que quero comunicar-lhe é que depende de você somente, o sair desta situação que se encontra. Isto porque Deus quer que você se posicione favorável à sua ação. Em outras palavras o que você tem, o que o está deprimindo é algo tremendamente espiritual e que precisa cura através do Espírito Santo de Deus. Deixa-me lhe dizer algo: “Na medida em que você reage favoravelmente a ação do Espírito Santo de Deus, todo o seu ser, ou seja: corpo, alma e espírito reagirá a seu favor a que um milagre aconteça na sua vida. Isto mesmo. Milagres acontecem em nossos dias. O nosso Deus é o Deus do impossível. Ele é o doador da vida. Ele luta por aqueles que acreditam no seu mover restaurador. Ele quer fazer em sua vida uma espécie de cirurgia espiritual, ou seja, através do seu bisturi chamado Espírito Santo. Ele quer neste momento mesmo, em que você está lendo esta mensagem, eliminar este tumor chamado depressão crônica que tem neutralizado a sua fé, a sua credibilidade no Deus que continua a fazer grandes coisas em sua vida independentemente da sua percepção.

3. Você não está sozinho, Deus está do teu lado.

A terceira observação, que eu gostaria que você levasse bastante a sério neste dia, é o seguinte: “Preste atenção” O maior interessado do seu bem estar, no fortalecimento do seu ser. A pessoa que quer que você reaja favoravelmente e saia de vez desta angústia, desta depressão é o próprio Deus. Abra a sua mente e coração neste instante e receba mais esta informação valiosíssima, que com certeza poderá mudar a sua vida por completo. Deus o ama. Deus a ama. Deus o respeita, e o aceita tal como você é. Neste primeiro momento de entendimento, de aproximação da verdade que liberta, que redime, que perdoa. Deus não está interessado em nada a não ser o seu bem estar. A sua vida, Ele a tem por mais que preciosa.

Ele espera de sua parte que você o receba pela fé em seu coração. Deus o ama tanto que enviou Jesus, seu filho para morrer em seu lugar. Deus é vida, é amor, é paz, e segurança. Deus é eternidade, é a verdade que liberta qualquer tipo de depressão, qualquer doença. Jesus é o mesmo ontem, hoje e eternamente o mesmo. Deus é onisciente, isto quer dizer que Nele está concentrado todo o conhecimento. Ele é o dono da ciência e conhece a sua necessidade. Ele sabe o seu nome, o seu endereço. Nada passa despercebido aos seus olhos. Deus é também onipresente, isto quer dizer que não existe espaço geográfico que o possa prender. Deus é Deus, portanto livre para estar em toda parte ao mesmo tempo, em todo lugar.

Ele é o principio e o fim. Isto quer dizer que Ele não está longe como muita gente pensa e sim bem perto. E Deus é também é onipotente, ou seja: Ele tem todo o Poder. Ele tem o domínio de tudo e todos. Ninguém, em qualquer época passada, presente ou futuro tem condições de detê-lo em força. Ele soberano sobre todas as coisas, sobre todas as pessoas. O universo está em suas mãos. Amado(a) você não precisa mais viver debaixo do julgo da depressão. O nosso Redentor Vive. Ele se levantará sobre a terra ao nosso favor. Ao teu favor. Você tem condições de se encontrar com Ele. Na medida em que você ansiar pela sua presença, Ele com certeza se manifestará em Glória e desfará toda ação contrária do inimigo que tem assolado, que tem perturbado a sua mente. Crendo na pessoa de Jesus Cristo, o Filho do Deus Vivo, você pode a partir de agora ficar livre das depressões. Você agora está livre para agir com a sua mente e coração na direção daquele que deve ser tudo em sua vida, ou seja, o nosso Deus. Posicione-se hoje, agora e saia em nome de Jesus Cristo da depressão.

Oração:

Você que está vivendo em depressão, eu vou pedir que ore comigo se possível em voz alta, crendo em sua libertação por meio de Jesus Cristo.

Ore assim:

"Meu Deus, eu não conheço este pastor que me trouxe a revelação da Palavra de Deus ao meu coração neste dia, porém eu creio que esta Palavra é a Palavra de Deus para este momento de minha vida. Eu a recebo em fé. Meu Deus, através da Pessoa de Jesus Cristo eu recebo agora a libertação para os meus traumas emocionais. Esta depressão que tem atordoado a minha mente, a minha vida, eu a rejeito no nome de Jesus Cristo. A partir de agora, de hoje em diante ela não mais estará no comando. De agora em diante quem dirige a minha vida é o Senhor Jesus Cristo, através do seu Espírito Santo. Lanço fora, portanto todo o medo, toda a angustia, toda a depressão, toda tristeza. Recebo o Senhor. Recebo o Seu amor. Recebo o Seu perdão e a Sua alegria em minha vida. Celebro a partir de agora a Vida. Quero vivê-la com coragem, com vigor, com dinamismo, com unção, na presença daquele que me ama de verdade e que me aceita da foram que eu sou, o Senhor Jesus, autor e consumador da minha fé. Faço esta oração em nome de Jesus Cristo o meu Redentor que vive para o todo o sempre, Amém."

A Bíblia diz:

"A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver." Hb 11.1

"Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor." Hb 11.6

Se você fez esta oração comigo, nos escreva contando o que Deus fez em sua vida. Estamos aqui para ajudá-lo (a). “Nunca se esqueça: Deus é sempre maior que os problemas que enfrentamos no dia a dia”. Deus o (a) abençoe, bem como toda a sua família. Em Cristo Jesus,

Pr. Nélson
www ministeriocomfamilias.com.br
www.vivos.com.br


Artigos em Ordem Alfabética

A Aparição Gloriosa752A Bíblia e o Espelho772A Bomba Atômica de Deus799A Candeia do Corpo é o Olho790A Ceia do Senhor743A Conspiração da Páscoa761A Esperança do Servo de Deus886A Fé Cristã443A Grande Diferença760A Igreja Não É Israel761A Importância da Doutrina da Trindade780A Inocência Perdida724A Oração Eficaz880A Pérola de Grande Valor714A Questão do Sábado742A Ressurreição Corporal de Jesus e a Doutrina da Reencarnação756A Sincera Dependência de Deus737A Trindade e a Lógica Humana329A Verdadeira Paz746A Volta de Cristo743A Volta de Jesus 805Abra a Boca909Adoração Verdadeira!691Ajuda? Só de Deus772Ânimo Em Meio às Aflições744Anjos730Apelo à Suprema Corte dos Céus700Aquele Que Faz a Vontade de Deus811Arrependimento e Remorso São Duas Coisas Diferentes744As Rezas Portáteis e o Agnus Dei1380Bênçãos Duradouras 767Carnaval - Caminho dos Tolos708Chamando Todos Os Pecadores716Como Detectar Uma Heresia730Como Estudar a Sua Bíblia807Como Nós Conhecemos a Deus?707Compromisso Com Deus936Confirme a Sua Reserva717Conhecimento da Verdade710Crescimento da Igreja e Salvação716Cristão Não Sofre812Cristianismo Apóstata719Cristo No Antigo Testamento741Críticas Ou Calúnias?707De Quem é a Terra Prometida?754Depressão: Como Sair?761Desobediência881Deus Age Na Nossa Fraqueza713Deus Em Tudo e Em Lugar Nenhum738Deus Manda, o Diabo Obedece302Deus Não É Mudo!727Deus, Irrelevante? Acredite, Se Quiser!709Deus, Os Sábios, e Estadistas716Dificuldades705Dízimos837Drogas, Uma Opção?743E Quando Deus Não Atende Nossa Oração?3630Encontrando Um Parceiro Ideal Para o Casamento721Enviados Para Iluminar731Erro Trágico719Eternamente Protegidos!691Eu Creio Em Milagres711Evidências do Novo Nascimento776Feiticeiros Na Igreja?780Filhos: Honra Teu Pai e Tua Mãe746Fui Comprado Por Jesus, e Você?704Guardemos Nossa Boca733Guiados Pelo Espírito Santo730Haja Paciência!724Igrejas Velhas Não Valem Nada726Imundície749Insatisfeito Com Sua Igreja?725Jejum, Uma Benção!734Jerusalém, a Cidade de Deus772Jerusalém, o Centro da Terra774Jesus Cristo Não Era Falho?705Jesus é o Santo Para Todos Os Problemas790Jesus, Nomes e Títulos720Jesus, Reencarnação de Davi?769Jonas, Verdade Ou Utopia?765Lágrimas745Lar Cristão: Marido e Mulher710Lave o Rosto723Loucos Por Dinheiro745Louvando a Deus Na Adversidade717Maldição Hereditária785Maomé X Jesus772Meios de Salvação740Não Zombe do Inferno750No Esconderijo do Altíssimo!707Nós e Os Ramos720Nova Era - o Velho Canto da Sereia741O Abc e Xyz da Salvação780O Batismo720O Céu e o Inferno713O Céu É Real723O Dízimo É Bíblico Ou Não?744O Dom do Espírito Santo706O Grande Mandamento, o Amor!742O Incompreensível Amor de Deus718O Movimento de Crescimento de Igrejas738O Não Querido das Nações719O Novo Nascimento Em Cristo717O Ocultismo Não Vem de Deus743O Olhar Perfurante de Jesus1175O Paraíso Será Restaurado722O Plano Divino da Salvação295O Que Fazer Quando Não Sei o Que Fazer?730O Que Fazer Quando Nossos Projetos Falham?393O Sofrimento de Cada Dia720O Valor do Perdão740Olhe Para Jesus Cristo Para Ser Salvo749OraÇÃo, Falar Com Deus!725Orai Sem Cessar861Os Crentes e a Grande Tribulação742Os Illuminati e a Nova Ordem Mundial731Palmeiras Ao Vento721Pare de Lutar Com Deus722Pecado e Perdão747Piercing e Tatuagem 828Por Que Celebramos a Páscoa?719Por Que Deus Justo e Perfeito Permite a Morte de Criancinhas e Tantas Mazelas No Mundo?707Por Que Os Judeus Não Receberam Jesus?728Por Que Somos a Última Geração789Por Que Tanto Ódio Aos Judeus?727Por Que Tanto Sofrimento?759Por Que Um Deus Bom Permite a Doença e a Dor?715Problemas Financeiros: a Solução706Protelar Por Que?713Quando737Quando a Sua Religião Se Torna Inútil366Que Deus Tremendo!727Que Livro Maravilhoso745Quebra de Maldição737Quem Será o Cruel Anticristo?690Raízes Profundas683Religião É Um Barco Furado719Religiões - Conheça a Verdade707Religiões: É Tudo Parecido?714Remissão dos Pecados739Ressurgir do Pó706Sepulcros Caiados725Ser Cristão691Será Que o Espiritismo é Bíblico?742Sinais698Sinais do Fim723Sinceridade Não Basta692Sintonize716Sob a Lei e Em Cristo754Sola Scriptura - Somente As Escrituras720Subir Ao Monte717Temos de Pregar Para Os Mortos725Três Ausências Que Conspiram Contra o Sucesso 731Tsedaká721Um Best-seller de Bênçãos!736Um Coração Apto Para Deus707Um Exemplo Ante o Sofrimento727Um Seguro de Vida Gratuito752Uma Mulher Vestida de Sol797Você Não Sabe o Que Está Perdendo720