O PODER DA FÉ
"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus"
Rm 10-17

Artigos em PDF

Criamos arquivos em PDF de nossos artigos para que você possa ler, baixar ou compartilhar. Acreditamos que esses artigos poderão ajudar em muito seu crescimento cristão.

Cadastre-se

Informe aqui seu email e receba notificações de novos artigos em nosso site.


Informe o que você procura:

A Pérola de Grande Valor

Sábado, 02 de Abril de 2011

"O reino dos Céus é também semelhante a um que negocia e procura boas pérolas; e tendo achado uma pérola de grande valor, vendeu tudo o que possuía, e a comprou". (Mat. 13:45 e 46).

A maneira como os antigos chineses usavam os caracteres yin e yang - as duas forças opostas - indica que eles estavam a par da eletricidade positiva e negativa, muito tempo antes de o Ocidente "descobrir" esse fenômeno. Os caracteres para significar "perigoso" e "oportunidade", quando usados juntos, significavam "crise". Em outras palavras, uma crise é uma "oportunidade perigosa". Um pensamento desafiador!

Um dos mais fascinantes conceitos do povo chinês é de como eles concebem o futuro. Eles se vêem caminhando para o futuro de costas e olhando para o passado. Isso nos pode parecer estranho, mas faz muito sentido. O passado permanece no campo da visão. Podemos "vê-lo" mentalmente. Mas o futuro está oculto de nossa vista, como se na verdade estivesse atrás de nossas costas.

A idéia ocidental de futuro é diametralmente oposta daquela dos chineses. Falamos de "enfrentar" o futuro. Criado no mundo greco-romano, Paulo tinha obviamente o conceito ocidental de futuro quando falou em avançar para as coisas que diante dele estavam.
Mas talvez haja um ponto em que Oriente e Ocidente se encontram.

Prossiga em conhecer ao Senhor, adquirindo aquele conhecimento que significa vida eterna! Algum tempo atrás, nas Filipinas, ocorreu a morte trágica de um jovem pescador de pérolas em uma das ilhas do Sul. O jovem filipino tinha apenas 18 anos de idade. Ele havia mergulhado no mar e, de alguma forma, uma ostra gigante fechou a concha sobre um dos pés do rapaz, que ali ficou preso até afogar-se. Quando o corpo dele e a ostra foram levados para a superfície, descobriu-se dentro da concha a maior pérola já encontrada. Indubitavelmente, foi vendida por um preço fabuloso, mas o seu preço deve ter sido calculado em mais do que dinheiro. Custou a vida de um jovem!

A pérola de grande valor em nosso texto representa a Cristo e Seu reino. A fim de adquiri-la, devemos entregar a própria vida. Jesus expôs essa verdade assim: "Se você se agarra à sua vida, você a perderá; mas se a desprezar por Mim, você a salvará." (Mat. 10:39, A Bíblia Viva). Isso parece contraditório, mas na verdade não é. Jesus estava usando "vida" em dois sentidos: (1) Esta vida terrena, com seus prazeres, relacionamentos sociais e recompensas; e (2) a vida de felicidade por vir, que não terá fim.

Em outra ocasião, Jesus declarou: "E todo aquele que deixar o lar, irmãos, irmãs, o pai, a mãe, a esposa, os filhos, ou propriedades, para Me seguir, receberá cem vezes mais, e terá a vida eterna." (Mat. 19:29, A Bíblia Viva). Marcos, em seu evangelho, ensina que mesmo nesta vida há vantagens em renunciar a prazeres, relações sociais e recompensas do mundo por amor a Cristo e Seu reino - paz de espírito e novos e melhores amigos, por exemplo. Mas a maior recompensa será viver com Jesus para sempre (ver Marcos 10:28 e 29).

Esteja disposto a renunciar a tudo, até a esta vida terrena se necessário for, em troca da Pérola de Grande Preço. Vale a pena!

"Uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". (Filip. 3:13 e 14).
"Vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos". (Gálatas 4:4 e 5).O pretensioso palácio de Herodes ficava ali perto, mas foi numa humilde manjedoura que o santo Bebê nasceu de uma jovem mãe - "porque não havia lugar para eles na hospedaria". Luc. 2:7. Havia muitos grandes e sábios homens segundo o mundo em Roma, no Ocidente, mas foi para homens sábios do Oriente, cujo coração procurava Aquele que nasceria Rei dos judeus, que a estrela apareceu.

A Encarnação é a maior lição objetiva sobre o amor que a mente de sabedoria infinita poderia conceber. Ao dar-nos o Seu Filho unigênito, Deus deu à humanidade todos os tesouros do Universo enfaixados numa trouxinha de vida. Embora o nascimento de nosso Senhor há quase dois mil anos tenha sido o maior evento de todos os tempos, a sua essência, o seu significado e espírito estarão perdidos se Cristo não nascer em nós.
"Então dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra. Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor". (Mat. 24:40-42).Na noite de 14 para 15 de abril de 1912, o navio da companhia White Star, SS Titanic, com mais de 2.000 passageiros a bordo, atingiu um "iceberg" e afundou, causando a perda de 1.517 vidas. Quando a notícia do naufrágio chegou à Inglaterra, a cena fora do escritório da companhia foi indescritível. Familiares dos passageiros do malfadado transatlântico congestionaram a rua na frente da entrada principal, e o trânsito parou.

Em ambos os lados da entrada, foram pendurados dois grandes cartazes. Acima de um deles, em enormes letras maiúsculas, estava impresso: RESGATE CONFIRMADO. Acima do outro, com letras igualmente grandes: MORTE CONFIRMADA. De tempos em tempos, vinha um funcionário da companhia trazendo uma faixa de cartolina com o nome de mais um dos passageiros.

Um silêncio mortal abateu-se sobre a multidão enquanto observava, com as emoções à flor da pele, para ver sob qual cartaz seria colocado o nome. Seria afixado entre os salvos ou entre os perdidos? No final, o nome de cada passageiro estaria num grupo ou no outro - ou salvo, ou perdido!

No caso do Titanic, é possível que muitos que foram alistados como "perdidos" estejam finalmente salvos no reino de Deus, e muitos que apareceram na lista dos resgatados com vida, se percam; não é a primeira morte que necessariamente determina o destino final de uma pessoa (ver Heb. 9:27). É o juízo que faz essa classificação, e essa classificação é eterna - irrevogável! Não haverá segunda oportunidade. Este é um solene pensamento.

Sendo esse o caso, "que vidas santas e piedosas nós devemos viver!" II S. Ped. 3:11 (A Bíblia Viva). Hoje é o "dia da salvação", o "tempo da oportunidade". II Cor. 6:2. Amanhã poderá ser tarde demais.

"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a Minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo". (Apoc. 3:20).Num dia do início do século vinte, ao entardecer, Eduardo VII da Inglaterra estava caminhando no campo com a rainha, quando ela torceu o pé e machucou seriamente o tornozelo. Sentindo muita dor, ela ficou mancando com bastante dificuldade, apoiada no ombro do esposo. Já estava escuro quando chegaram a uma cabana e o rei bateu à porta.

- Quem é? - perguntou uma voz de homem lá de dentro.
- Eduardo, seu rei - respondeu o monarca.
- Pare com essa besteira! - gritou o zangado morador, acrescentando:
- Vá embora!
O rei continuou batendo. Finalmente o homem exigiu:
- Quem está aí e o que deseja?
- Repito: sou Eduardo, o rei. Por favor, deixe-me entrar!
- Vou ensiná-lo a não atormentar um homem que está querendo
dormir! - rugiu o morador, levantando-se da cama.

Abrindo bruscamente a porta, descobriu, para seu grande embaraço, que era mesmo o rei. Desculpando-se profusamente, convidou o casal real a entrar e providenciou ajuda imediata.

Anos mais tarde, ao relatar o incidente, o homem observou: "E pensar que quase o mandei embora sem abrir a porta!"

Há dois mil anos, os pais de outro Rei bateram à porta de uma hospedaria e pediram acomodação. Quando o albergueiro foi atendê-los, viu que a senhora estava na fase final da gravidez. Pelo menos, poderia ter oferecido a eles o seu próprio quarto, naquela emergência. Em vez disso, ofereceu-lhes o estábulo, e lá Jesus nasceu.

Hoje, neste exato momento, o Rei que um dia foi bebê em Belém, e que agora é seu Amigo celestial, está junto à porta de seu coração, batendo. Pede entrada. Anseia entrar e conviver com você, do mesmo modo como deseja que você comungue com Ele e aprenda a conhecê-Lo melhor.

"Eis que estou à porta, e bato" - diz o Rei de amor.
Alguém teria coragem de mandá-Lo embora?

oblogdoadail.blogspot.com


Artigos em Ordem Alfabética

A Aparição Gloriosa727A Bíblia e o Espelho744A Bomba Atômica de Deus773A Candeia do Corpo é o Olho760A Ceia do Senhor717A Conspiração da Páscoa734A Esperança do Servo de Deus857A Fé Cristã424A Grande Diferença735A Igreja Não É Israel736A Importância da Doutrina da Trindade752A Inocência Perdida697A Oração Eficaz856A Pérola de Grande Valor692A Questão do Sábado720A Ressurreição Corporal de Jesus e a Doutrina da Reencarnação732A Sincera Dependência de Deus711A Trindade e a Lógica Humana306A Verdadeira Paz719A Volta de Cristo719A Volta de Jesus 780Abra a Boca881Adoração Verdadeira!666Ajuda? Só de Deus745Ânimo Em Meio às Aflições721Anjos711Apelo à Suprema Corte dos Céus678Aquele Que Faz a Vontade de Deus785Arrependimento e Remorso São Duas Coisas Diferentes717As Rezas Portáteis e o Agnus Dei1346Bênçãos Duradouras 745Carnaval - Caminho dos Tolos687Chamando Todos Os Pecadores692Como Detectar Uma Heresia701Como Estudar a Sua Bíblia782Como Nós Conhecemos a Deus?690Compromisso Com Deus908Confirme a Sua Reserva693Conhecimento da Verdade686Crescimento da Igreja e Salvação691Cristão Não Sofre789Cristianismo Apóstata693Cristo No Antigo Testamento718Críticas Ou Calúnias?682De Quem é a Terra Prometida?730Depressão: Como Sair?736Desobediência858Deus Age Na Nossa Fraqueza688Deus Em Tudo e Em Lugar Nenhum713Deus Manda, o Diabo Obedece278Deus Não É Mudo!705Deus, Irrelevante? Acredite, Se Quiser!680Deus, Os Sábios, e Estadistas688Dificuldades685Dízimos813Drogas, Uma Opção?720E Quando Deus Não Atende Nossa Oração?3515Encontrando Um Parceiro Ideal Para o Casamento696Enviados Para Iluminar705Erro Trágico697Eternamente Protegidos!679Eu Creio Em Milagres686Evidências do Novo Nascimento748Feiticeiros Na Igreja?756Filhos: Honra Teu Pai e Tua Mãe721Fui Comprado Por Jesus, e Você?680Guardemos Nossa Boca707Guiados Pelo Espírito Santo706Haja Paciência!702Igrejas Velhas Não Valem Nada700Imundície721Insatisfeito Com Sua Igreja?703Jejum, Uma Benção!712Jerusalém, a Cidade de Deus745Jerusalém, o Centro da Terra750Jesus Cristo Não Era Falho?683Jesus é o Santo Para Todos Os Problemas767Jesus, Nomes e Títulos692Jesus, Reencarnação de Davi?747Jonas, Verdade Ou Utopia?741Lágrimas717Lar Cristão: Marido e Mulher685Lave o Rosto700Loucos Por Dinheiro719Louvando a Deus Na Adversidade695Maldição Hereditária758Maomé X Jesus747Meios de Salvação716Não Zombe do Inferno724No Esconderijo do Altíssimo!679Nós e Os Ramos697Nova Era - o Velho Canto da Sereia712O Abc e Xyz da Salvação754O Batismo699O Céu e o Inferno686O Céu É Real701O Dízimo É Bíblico Ou Não?729O Dom do Espírito Santo686O Grande Mandamento, o Amor!717O Incompreensível Amor de Deus703O Movimento de Crescimento de Igrejas714O Não Querido das Nações696O Novo Nascimento Em Cristo690O Ocultismo Não Vem de Deus721O Olhar Perfurante de Jesus1151O Paraíso Será Restaurado699O Plano Divino da Salvação271O Que Fazer Quando Não Sei o Que Fazer?705O Que Fazer Quando Nossos Projetos Falham?364O Sofrimento de Cada Dia697O Valor do Perdão713Olhe Para Jesus Cristo Para Ser Salvo725OraÇÃo, Falar Com Deus!699Orai Sem Cessar846Os Crentes e a Grande Tribulação717Os Illuminati e a Nova Ordem Mundial720Palmeiras Ao Vento699Pare de Lutar Com Deus697Pecado e Perdão725Piercing e Tatuagem 795Por Que Celebramos a Páscoa?689Por Que Deus Justo e Perfeito Permite a Morte de Criancinhas e Tantas Mazelas No Mundo?681Por Que Os Judeus Não Receberam Jesus?703Por Que Somos a Última Geração761Por Que Tanto Ódio Aos Judeus?703Por Que Tanto Sofrimento?739Por Que Um Deus Bom Permite a Doença e a Dor?691Problemas Financeiros: a Solução681Protelar Por Que?693Quando711Quando a Sua Religião Se Torna Inútil342Que Deus Tremendo!702Que Livro Maravilhoso720Quebra de Maldição715Quem Será o Cruel Anticristo?668Raízes Profundas661Religião É Um Barco Furado693Religiões - Conheça a Verdade685Religiões: É Tudo Parecido?690Remissão dos Pecados712Ressurgir do Pó683Sepulcros Caiados707Ser Cristão676Será Que o Espiritismo é Bíblico?721Sinais675Sinais do Fim698Sinceridade Não Basta672Sintonize694Sob a Lei e Em Cristo730Sola Scriptura - Somente As Escrituras698Subir Ao Monte692Temos de Pregar Para Os Mortos701Três Ausências Que Conspiram Contra o Sucesso 707Tsedaká699Um Best-seller de Bênçãos!708Um Coração Apto Para Deus686Um Exemplo Ante o Sofrimento703Um Seguro de Vida Gratuito728Uma Mulher Vestida de Sol771Você Não Sabe o Que Está Perdendo698